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ESCOLHER ÓCULOS NÃO É UMA CIÊNCIA EXATA

Não há regras claras e precisas. Deve-se aliar moda, estética e técnica, sendo necessária a reunião de várias informações para decidir quais óculos adaptam-se melhor à pessoa, ao formato do rosto. Além do estilo de vida e da personalidade, é preciso levar em conta as características físicas.

Para você descobrir seu formato de rosto, se olhe no espelho, feche um olho, e com um batom contorne o reflexo do seu rosto no espelho.

Ótica Ventura - Ideal para seu rosto

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

ESTATURA BAIXA

Se você tem estatura baixa, deve tomar muito cuidado na escolha dos óculos para não parecer ainda menor – eles devem sempre ser proporcionais ao tamanho da pessoa. Se escolher óculos muito grandes para o seu tipo físico, parecerá que eles estão engolindo o seu rosto. Cuidado para não se esconder atrás dos óculos: opte por modelos menores, que deixem o rosto mais livre, com mais suavidade; peças grandes e exóticas o deixarão ainda menor. Aposte nas cores se quiser um diferencial, mas busque modelos que acompanhem a linha do rosto.

ESTATURA ALTA

Se este é o seu tipo físico, você pode explorar peças maiores e mais exóticas, desde que o rosto as comporte e sua personalidade assimile. Uma pessoa alta tem a seu favor a postura esguia, o que favorece um visual mais glamouroso, com peças e formatos maiores. Não vá cometer o erro de escolher óculos pequenos demais; esses deslizes é que fazem que os óculos pareçam estar estragando o visual. Os óculos podem não ser o destaque do look, mas não podem parecer uma espinha que você está tentando esconder. 

PESSOAS MAIS “GORDINHAS”

Se o seu tipo físico se enquadra com pessoas mais “cheinhas”, deve atentar para que os óculos não fiquem muito pequenos no rosto, principalmente nas laterais. As hastes dos óculos precisam estar adequadas às têmporas, para evitar a formação de marcas profundas na pele, como se fossem “canaletas” na lateral do rosto. Além de causar ferimentos e gerar um efeito antiestético, essa pressão provoca dores de cabeça, cansaço e total desconforto. O ideal é buscar armações mais leves, que afinam o rosto e deixam um visual mais harmônico. Tome cuidado também para que os óculos não encostem nas maçãs do rosto. 

PESSOAS MAGRAS

Pessoas magras com traços mais delicados devem buscar modelos leves, sem muitos detalhes. Se este é o seu caso, um visual mais clean é o melhor. O rosto magro, muitas vezes, deixa a maçã do rosto mais acentuada. Os óculos devem compor o visual em casos assim, proporcionando mais leveza. Modelos lisos, sem aplicações, costumam ser os mais indicados. 

CALVOS

Os carecas possuem a grande vantagem de não terem a cor nem o tipo do cabelo interferindo na escolha dos óculos. Se você faz parte desse grupo, deve se lembrar de que o visual tem um complemento a menos – no caso, o cabelo. E é exatamente por isso que você pode investir em óculos arrojados, com atitude, bem posicionados no centro do rosto. Tenha a certeza de que tudo o que vestir vai fazer o maior sucesso; os óculos realmente chamarão a atenção. Portanto, fique atento a isso: procure um especialista para ajudá-lo a combinar os óculos com o seu formato de rosto, usando adequadamente o apoio do nasal, e principalmente com o seu estilo. Afinal, o acessório será o seu cartão de visita. 

BARBA/BIGODE/CAVANHAQUE

Se você possui um desses três itens, já tem algo para chamar atenção no rosto. Por isso, deve fugir dos aros marcantes e preferir peças com lentes anti-reflexo. Se usar peças muito pesadas, ficará com a aparência carregada, excessivamente enfeitada. A barba, o bigode ou o cavanhaque conferem ao seu estilo características fortes. Assim, minimizar o destaque dos óculos é a melhor alternativa. 

FRANJA

Se você usa franja, precisa tomar muito cuidado na hora de escolher os óculos para que eles não a amassem. Modelos muito grandes ou muito altos, que cobrem a sobrancelha, não são muito indicados porque cobrirão também um pedaço da franja. É importantíssimo prestar atenção ao apoio do nasal, pois ele impede que os óculos levantem no rosto e, conseqüentemente, que atinjam a franja. 



IDENTIFICANDO O ESTILO

VEJA AS CARACTERÍSTICAS DOS SETE ESTILOS E RECONHEÇA-SE NELAS:

Na década de 1980, as consultoras norte-americanas Diane Parente e Alyce Parsons desenvolveram o conceito de “estilo universal” a partir de estudos de marketing sobre perfil e comportamento de consumidores. A expressão “estilo universal” descreve a combinação de características que mais bem refletem uma pessoa: suas atitudes, seus valores, seu humor. Parente e Parsons definiram sete estilos: criativo, elegante, esportivo, moderno, romântico, sexy e tradicional.

Os estudos mostram que cada pessoa assume de 60% a 70% de um desses estilos mais 20% ou 30% de um ou dois outros estilos. Esses estilos “secundários” servem para temperar o estilo fundamental. E, no fim, essa combinação resulta em uma formatação única – afinal, ninguém é igual a ninguém. Somos todos únicos.

 

- Estilo Criativo: São pessoas autoconfiantes, ecléticas, exóticas. Com cores fortes e vivas e estampas marcantes, fazem um mix de suas muitas referências, reaproveitando tudo, e procuram quebrar padrões com originalidade.

- Estilo Elegante: São pessoas refinadas, sofisticadas, chiques e reservadas, sempre com um visual impecável, monocromático ou com cores neutras, que gostam de freqüentar lugares de extremo bom gosto.

- Estilo Esportivo: São pessoas informais e comunicativas, que buscam conforto e praticidade no dia-a-dia, usando cores básicas com detalhes coloridos.

- Estilo Moderno: São pessoas independentes, formadoras de opinião, sempre antenadas à moda. Valem-se de cores contrastantes e superfortes, formas retas e angulares.

- Estilo Romântico: São pessoas delicadas, gentis, suaves. Aproveitam cores em tons pastel, estampas de flores e laços.

- Estilo Sexy: São pessoas sedutoras, exuberantes, de glamour, que seguem tendências internacionais. Brincam com cores fortes e chamativas e tecidos que se ajustam ao corpo.

- Estilo Tradicional: São pessoas conservadoras, discretas, refinadas. Utilizam materiais duráveis com cores convencionais ou neutras, sem detalhes exagerados, e vestem-se com tecidos encorpados que não marcam o corpo, sem se preocuparem com a moda.